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Cookies De Publicidade

São cookies usados especificamente para rastrear a atividade de navegação do utilizador através de diferentes sites. O objetivo é construir um perfil de interesses para exibir anúncios personalizados e relevantes. Se acabou de pesquisar por “ténis de corrida” e, de repente, vê anúncios de ténis em todos os sites que visita (notícias, redes sociais, etc.), a culpa é destes cookies.

São universalmente considerados não-essenciais. A LGPD e, de forma ainda mais explícita, o GDPR europeu, estabelecem que estes cookies representam um alto grau de intrusão na privacidade do Titular.

Por isso, exigem o consentimento explícito, granular e prévio (opt-in) do utilizador para serem ativados. Não podem vir pré-marcados no Banner de Cookies.

  • Pixels de Remarketing: O “Pixel do Facebook” (Meta) ou a “Tag do Google Ads”. São instalados no seu site para “marcar” quem o visitou, permitindo-lhe anunciar para essas mesmas pessoas noutras plataformas.

  • Redes de Anúncios: Cookies de terceiros (ex: Criteo, Taboola) que mostram banners de produtos que viu noutra loja virtual.

  • Rastreamento entre Dispositivos: Tentativas de ligar o seu telemóvel ao seu computador para exibir anúncios consistentes em ambos.

Este é o tipo de cookie mais fiscalizado pelas autoridades de proteção de dados. O erro mais grave é usar o “legítimo interesse” como base legal para cookies de publicidade. O consenso global é que o rastreamento comportamental para anúncios não se enquadra no legítimo interesse, exigindo sempre o consentimento claro e inequívoco.

A indústria está a passar por uma revolução devido ao “fim dos cookies de terceiros”. Navegadores como Safari (Apple) e Firefox já os bloqueiam por defeito, e o Google Chrome está em processo de os eliminar. Isto está a forçar o mercado de publicidade a abandonar o rastreamento individual e a adotar novas abordagens, como a publicidade contextual (anúncios baseados no conteúdo da página, não no seu histórico).

  • Banners de Cookies

  • Cookies (Geral)

  • Consentimento

  • Titular

  • Legítimo Interesse